Competências Digitais – alunos do 1.º CEB

Co-construção de Referencial de Competências Digitais para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

A Equipa de Trabalho constituída no âmbito da primeira atividade desenvolvida no eixo da Certificação Digital de Alunos deu por finalizada, na passada quinta-feira (dia 16 de dezembro) a primeira etapa de interpretação contextualizada das Orientações Curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, e que culminou com a produção de uma proposta de Referencial de Competências Digitais para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Além do reforço da abordagem curricular transversal, prevista no quadro legal em vigor, destaca-se, como traços inovadores, a revisão dos domínios de competência previamente definidos e o estabelecimento de descritores de competência, com especificação de conhecimentos, capacidades e atitudes a alcançar no final de duas etapas distintas: a primeira etapa, englobando os primeiros dois anos de escolaridade; e a segunda etapa respeitante aos 3.º e 4 anos de escolaridade.