À descoberta dos Reis de Portugal

À descoberta dos Reis de Portugal (com tecnologias!)

No âmbito da atividade de Construção do Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º CEB realizada com professores representantes das escolas dos Agrupamentos envolvidos no Projeto, os participantes planearam atividades em que mobilizariam as competências previstas no referencial e as aprendizagens do currículo para implementar com os seus alunos.

Nesta última semana, o professor Manuel Ferreira, do EB1/JI/Creche Aprígio Gomes (AE Cardoso Lopes), implementou a atividade que havia planeado (“À Descoberta dos Reis de Portugal”), a qual envolveu Aprendizagens Essenciais de Português e de Estudo do Meio e o desenvolvimento de Competências Digitais dos domínios da Segurança, Responsabilidade e Respeito, Investigar e Pesquisar e Comunicar e Colaborar.

Partindo da apresentação de uma biografia de D.  Afonso Henriques por parte do professor (que servirá de  modelo),  os  alunos  foram  convidados,  numa  dinâmica  de  pares, a selecionar  um  Rei  de Portugal sobre o qual realizaram o trabalho de pesquisa. As questões/informações da pesquisa foram combinadas previamente, de forma a orientar a tarefa. Após a seleção da informação, os pares organizaram toda a informação em um PPT que, posteriormente, foi apresentado à turma.

Acreditando que uma imagem vale mais do que mil palavras, aqui ficam alguns registos que evidenciam bem o entusiasmo e o modo responsável como todos se envolveram nesta atividade.