Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º CEB
PROJETO ESCOL@S DIGITAIS
V2_15/1/2024
Se é Professor e deseja utilizar este referencial como suporte à planificação das suas aulas com tecnologias digitais, pode descarregar a versão em PDF.
As competências digitais que se apresentam neste Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º CEB resultam de um processo de leitura, interpretação e apropriação das Orientações Curriculares estabelecidas, em 2018, para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a qual, nos termos do n.º 3 do artigo 13 do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, se constitui como “uma componente de integração curricular transversal no 1.º ciclo de escolaridade, potenciada pela dimensão globalizante do ensino nesta etapa do percurso escolar”.
O trabalho desenvolvido enquadra-se nas ações de I&D previstas no Projeto Escol@s Digitais, iniciado em 2021 com a finalidade de apoiar a transformação digital em todas as escolas do 1.º CEB da rede pública municipal da Amadora. Adotando uma metodologia de trabalho inovadora no desenho do currículo, envolvendo os próprios professores como “curriculum designers”, o processo de criação e validação do referencial assentou nos princípios da Investigação Baseada em Design e nos pilares de sustentação do próprio projeto – monitorização, contextualização, envolvimento e sustentabilidade -, que configuram os pontos de ancoragem teóricos assumidos pelos investigadores.
Para enquadrar todo este processo também à luz das novas exigências sociais e culturais, foram consideradas as recomendações e iniciativas em curso no âmbito do reforço da “capacitação digital”, considerando, no entanto, de forma muito particular a especificidade que caracteriza o contexto educativo e, consequentemente, as práticas e os processos formais de aprendizagem que ocorrem em contexto escolar, assim como as aquisições que os alunos são capazes de realizar num determinado momento do seu desenvolvimento.
A partir de uma base de trabalho preparatória, elaborada previamente pela equipa de investigadores, chegou-se a este referencial que assenta em princípios de coerência, progressão e harmonização curriculares. Na prática, estes princípios traduziram-se na identificação de 4 domínios de competência digital que, tal como preconizado nas orientações curriculares, concorrem para o desenvolvimento das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória:
I – Segurança, Responsabilidade e Respeito – capacidade para usar ferramentas e recursos digitais com segurança, respeitando as normas de utilização e de comportamento previamente definidas com o apoio do Professor.
II – Investigar e Pesquisar – capacidade de pesquisar, selecionar, analisar e tratar a informação no contexto de atividades investigativas previamente definidas com o apoio do Professor.
III – Comunicar e Colaborar – capacidade de comunicar, interagir e colaborar usando ferramentas e ambientes de comunicação em rede previamente selecionados com o apoio do Professor.
IV – Criar e Inovar – capacidade de aplicar o pensamento computacional para gerar ideias, criar artefactos digitais e encontrar soluções para a resolução de problemas previamente identificados com o apoio do Professor.
Para além destes quatro domínios de competência, que também se encontram no ciclo de escolaridade subsequente, considerou-se indispensável avançar para a definição de níveis de progressão e de desenvolvimento das competências digitais a adquirir ao longo do 1.º CEB. Deste trabalho, resultou o estabelecimento das competências na área do digital a adquirir pelos alunos deste nível de escolaridade, com discriminação explícita de conhecimentos, capacidades e atitudes, organizadas em duas etapas distintas do 1.º CEB: a primeira etapa, contemplando as competências digitais visadas ao longo dos primeiros dois anos de escolaridade; e a segunda etapa, estabelecendo as competências digitais visadas para os dois últimos anos de escolaridade do 1.º CEB.
Na operacionalização das competências digitais que se apresenta nas páginas seguintes, parte-se do reconhecimento que, apesar da discriminação feita, haverá competências (conhecimentos, capacidades e atitudes) que podem ser adquiridas antes ou depois de uma determinada etapa, devendo ainda considerar-se que os quatro domínios de competência, além de complementares, são igualmente importantes para o desenvolvimento de competências digitais conducentes ao exercício de uma cidadania ativa, crítica e responsável (Martins, et al., 2017).
Ainda que cada um dos domínios de competência possa ser trabalhado separadamente, de forma autónoma, será vantajoso prever o seu desenvolvimento no quadro de situações de aprendizagem de natureza inter e transdisciplinar, que mobilizem e concorram para o desenvolvimento e reforço de aprendizagens de outras componentes que integram o currículo deste ciclo de escolaridade.
Interessa, por fim, sublinhar a natureza evolutiva deste documento que, procurando constituir uma ajuda concreta e efetiva ao trabalho que os professores se propõem realizar com tecnologias, também se vislumbra enquanto base para estimular novos processos de discussão sobre o que pode e deve ser feito pelos professores para garantir que os alunos desenvolvam e mobilizem competências digitais em contexto escolar, de forma intencional e incremental. Neste sentido, prevê-se uma revisão periódica do referencial, com base no trabalho a desenvolver no terreno e recorrendo às sugestões que os próprios professores e outros interessados nos façam chegar.
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Martins, G.; Gomes, C.; Brocardo, J.; Pedroso, J.; Carrillo, J.; Silva, L.; Encarnação, M.M; Horta, M. J; Calçada, M.T.; Nery, R.; Rodrigues, S. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação (DGE).
Apresentação | Atividades práticas | I – Segurança | II – Investigar e Pesquisar | III – Comunicar e Colaborar | IV – Criar e Inovar