O desenvolvimento do Observatório Amadora Digital assenta, em primeiro lugar, na realização de um estudo de diagnóstico metodologicamente alicerçado na abordagem de avaliação participativa de programas e nos pilares de sustentação do próprio projeto (monitorização, contextualização, envolvimento e sustentabilidade).
Para auxiliar a recolha sistemática de informação e a produção de resultados credíveis e fiáveis, foram identificados e selecionados 53 indicadores de referência considerados relevantes para a fundamentação da estratégia operacional, agrupados em 12 dimensões de análise e avaliação:
- Rede de Escolas do 1.o Ciclo;
- Corpo docente e alunos;
- Políticas locais para o digital;
- Infraestruturas e equipamento;
- Liderança;
- Colaboração e Trabalho em Rede;
- Desenvolvimento Profissional Contínuo;
- Competência digital;
- Atitudes e Confiança face ao digital;
- Representações sobre “escola digital”;
- Expectativas de realização profissional; e
- Sugestões para a concretização do objetivo do projeto.