.
Objetivos
Procurando aprofundar e consolidar os conhecimentos e as práticas já existentes, o Projeto Escol@s Digitais define quatro grandes objetivos a perseguir de forma intencional ao longo da sua vigência, designadamente:
- Valorizar o trabalho desenvolvido no seio das escolas na transição digital, distinguindo e promovendo as práticas bem-sucedidas.
- Reforçar a integração sustentada das dinâmicas de ensino e aprendizagem com o digital, em sala de aula e nos contextos locais.
- Reconhecer e avaliar as competências digitais dos alunos, tendo em vista o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
- Monitorizar as atividades do projeto e compreender o seu impacto nos alunos (aprendizagens, motivação e sucesso).
Rationale
Do ponto de vista conceptual, parte-se de um conjunto de convicções e pressupostos alicerçados no trabalho anteriormente desenvolvido pelos elementos da equipa de investigação e que, no essencial, podem sintetizar-se em seis premissas:
- Qualquer processo de inovação e mudança implica esforço, envolvimento e tomada de decisão individual;
- É indispensável proporcionar o tempo suficiente para que as transformações possam ter lugar;
- São sobretudo fatores de 2.ª ordem (variáveis internas) que determinam a adesão (disposição para a mudança, disponibilidade para despender o esforço necessário…);
- É determinante a especial atenção que possa ser dada às questões de ordem metodológica (como fazer) para o sucesso do apoio externo (formação, supervisão, colaboração interpares);
- A confiança dos professores na utilização pedagógica das tecnologias digitais é reforçada pelo conhecimento e domínio adquirido através da sua utilização efetiva em contexto curricular (competência);
- É através da experimentação refletida de novas estratégias de trabalho com os alunos, identificando o que resulta ou não resulta e procedendo aos ajustamentos necessários ao modo como habitualmente trabalham, que a transformação efetiva vai acontecendo.