Apresentação | Atividades práticas
I – Segurança, Responsabilidade e Respeito | Capacidade para usar ferramentas e recursos digitais com segurança, respeitando as normas de utilização e de comportamento previamente definidas com o apoio do Professor. |
II – Investigar e Pesquisar | Capacidade de pesquisar, selecionar, analisar e tratar a informação no contexto de atividades investigativas previamente definidas com o apoio do Professor. |
III – Comunicar e Colaborar | Capacidade de comunicar, interagir e colaborar usando ferramentas e ambientes de comunicação em rede previamente selecionados com o apoio do Professor. |
IV – Criar e Inovar | Capacidade de aplicar o pensamento computacional para gerar ideias, criar artefactos digitais e encontrar soluções para a resolução de problemas previamente identificados com o apoio do Professor. |
Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º CEB
PROJETO ESCOL@S DIGITAIS
V2_15/1/2024
Se é Professor e deseja utilizar este referencial como suporte à planificação das suas aulas com tecnologias digitais, pode descarregar a versão em PDF.
Nota sobre o processo de desenvolvimento do Referencial
Tendo como base de trabalho o Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º CEB (Cruz et al., 2022), construído com os professores do 1.º CEB do concelho da Amadora, em novembro de 2021, a atualização do Referencial de Competências Digitais (RCD) resulta de um conjunto de ajustamentos e melhorias, tanto do ponto de vista da sua organização geral, como em relação às competências digitais que o constituem, em conformidade com documentos curriculares de outros países e tendências da investigação.
No âmbito do estudo desenvolvido por Sousa (2023), para além de uma revisão dos domínios de competência digital e das respetivas competências, foram incluídas nesta versão do RCD, duas componentes estruturantes: “Subdomínios” e “Exemplos de Evidências”, com o propósito de tornar o RCD ainda mais claro, útil e acessível para apoiar o desenvolvimento e a avaliação das competências digitais dos alunos do 1.º CEB.
A equipa responsável por este Referencial agradece a todos os que colaboraram direta e indiretamente para o seu desenvolvimento e refinamento. Agradece também aos colegas que participaram na sua validação: David Costa (IE-ULisboa), José Luís Carvalho (Grupo de Investigación CiberDidact, Universidad de Extremadura), Margarida Lucas (Universidade de Aveiro) e Sandra Fradão (IE-ULisboa),
A versão preliminar do Referencial de Competências Digitais foi desenvolvida com um conjunto de professores do 1.º CEB do concelho da Amadora tendo como base as “Orientações Curriculares TIC no 1.º Ciclo do Ensino Básico”.
Professores do 1.º CEB do concelho da Amadora que participaram no desenvolvimento da versão preliminar do Referencial:
- Alexandra Grilo, AE Pioneiros da Aviação Portuguesa
- Ana Sofia Cardoso, AE Miguel Torga
- Ana Teresa Bento, AE Fernando Namora
- Catarina Duarte, AE de Alfornelos
- Célia Rodrigues, AE de Alfornelos
- Marisa Inês Gonçalves, AE de Alfornelos
- Isabel Soares, AE Cardoso Lopes
- Magda Pires, AE Azevedo Neves
- Manuel Ferreira, AE Cardoso Lopes
- Maria de Lurdes Abreu, AE Mães D’Água
- Nádia Pereira, AE D. João V
- Rui Balula, AE Azevedo Neves
- Sandra Gomes, AE de Alfornelos
- Sónia Lisboa, AE Almeida Garrett
- Vera Peres, AE Miguel Torga