Este documento constitui o Sumário Executivo do Relatório de Execução correspondente à implementação no ano letivo 2022/2023 do Estudo de Diagnóstico, Execução e Avaliação do Projeto Escol@s Digitais, em desenvolvimento pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) na sequência de um contrato de prestação de serviços celebrado com o Município da Amadora em 19 de março de 2021. Inserido na linha de investigação Educação XXI, tem como finalidade apoiar a transformação digital em todas as escolas públicas do 1.o CEB da rede pública municipal da Amadora para potenciar a qualidade dos processos, desempenhos e resultados de aprendizagem.

Este documento constitui o Relatório de Execução correspondente à implementação no ano letivo 2021/2022 do Estudo de Diagnóstico, Execução e Avaliação do Projeto Escol@s Digitais, em desenvolvimento pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) na sequência de um contrato de prestação de serviços celebrado com o Município da Amadora em 19 de março de 2021. Inserido na linha de investigação Educação XXI, tem como finalidade apoiar a transformação digital em todas as escolas públicas do 1.o CEB da rede pública municipal da Amadora para potenciar a qualidade dos processos, desempenhos e resultados de aprendizagem.

Descarregar o PDF do Sumário Executivo

Relatório inicial de diagnóstico (março a julho 2021)

O Relatório Inicial de Diagnóstico corresponde à primeira etapa do Estudo de Diagnóstico, Execução e Avaliação do Projeto Escol@s Digitais, em desenvolvimento pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa).

Constitui o corolário do processo de avaliação Ex Ante do Projeto Escol@s Digitais, que decorreu entre março e julho de 2021, desenvolvido com objetivo de “recolha e interpretação de dados (caracterização) referente às escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico pertencentes aos 12 agrupamentos de escolas da rede municipal da Amadora, com identificação das necessidades, com vista à construção do enquadramento e sistema metodológico a implementar”.

Como citar: Costa (coord.), Cruz, Pereira, Brito & Sousa (2021). Relatório Inicial de Diagnóstico. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Descarregar o PDF

Resultados da 1ª aplicação do ICA – Inquérito de Caracterização dos Alunos

Apresenta-se, neste documento, o resultado decorrente da primeira aplicação do Inquérito de Caracterização dos Alunos (ICA) que participam no Projeto Escol@s Digitais.

O ICA, ainda em fase de aprimoramento, foi desenvolvido com a pretensão de compreender como é que os alunos do 1.o CEB usam as tecnologias digitais, como se sentem quando usam o computador ou o tablet e o que pensam sobre o seu envolvimento escolar. Incorpora dimensões de análise adaptadas a partir de inquéritos previamente construídos pelo grupo de investigadores do projeto, visando aferir os hábitos de utilização de tecnologias digitais por parte dos alunos.

Integra, também, duas novas escalas adaptadas de estudos precedentes para avaliar Atitudes face às Tecnologias Digitais (escala ATD) e o Envolvimento dos Alunos na Escola (escala EAE). A sua adaptação, ao contexto em apreço, traduz o resultado da colaboração entre as diversas equipas que participam no projeto, destacando-se a participação de um grupo de professores, de diferentes instituições escolares que integram a rede de escolas do projeto, em duas fases fundamentais, designadamente no processo de validação semântica dos itens a considerar no ICA e, posteriormente, na sua aplicação piloto com a finalidade de recolhermos dados que nos permitam chegar a uma versão mais robusta do ICA. Por ora, a apresentação que se segue, de natureza descritiva, está organizada em conformidade com as 4 secções que constituem o ICA (cf. Apêndice I): Caracterização sociodemográfica da amostra, Utilização de tecnologias digitais, Atitudes face às tecnologias digitais e Envolvimento dos alunos na escola.

Resultados da 2ª aplicação do ICA – Inquérito de Caracterização dos Alunos

O desenvolvimento e a implementação do Inquérito de Caracterização dos Alunos (ICA) Projeto Escol@s Digitais enquadra-se no alinhamento dos objetivos do Observatório Amadora Digital, auxiliando na recolha e sistematização de dados que se consideram relevantes para a tomada de decisões estratégicas. Neste caso concreto, pretende-se fornecer informações que suportem a definição de atividades de aprendizagem que rentabilizem e valorizem o que os alunos já fazem com as tecnologias que têm ao dispor, mas que considerem também as suas predisposições para usar tais recursos para fins de aprendizagem e as suas atitudes em relação ao seu próprio envolvimento na escola. Salienta-se que esta segunda versão do ICA mantém os mesmos objetivos, mas incorpora pequenos ajustamentos, face à versão piloto, decorrentes de um processo de melhoria da consistência interna das escalas que este instrumento integra.

Este documento apresenta uma síntese descritiva dos resultados da aplicação do ICA, versão 2, realizada na última semana de janeiro de 2023, a uma amostra constituída por 102 alunos do 3.º ano de escolaridade. Os resultados apresentados estão organizados em conformidade com as 4 secções que constituem o ICA: Caracterização sociodemográfica da amostra, Utilização de tecnologias digitais, Atitudes face às tecnologias digitais e Envolvimento dos alunos na escola.