Com as provas de aferição deste ano letivo a acontecer em formato exclusivamente digital, os professores do 2.º ano da EB1/JI Alice Vieira (AE D. João V), decidiram desenvolver e aplicar em sala de aula um conjunto de atividades com propósito de apoiar os alunos na realização das provas de aferição a partir do computador.
Esta iniciativa, desenvolvida com o apoio da Equipa do Projeto Escol@s Digitais, concretizou-se no desenho e implementação de uma série de dinâmicas e exercícios práticos que, gradualmente, auxiliaram os alunos a familiarizar-se com o ambiente digital e o tipo de questões que seriam apresentadas nas provas de aferição. Além disso, visando uma experiência de aprendizagem mais positiva e enriquecedora, foram selecionadas atividades que abordassem e desenvolvessem competências digitais nos domínios “Segurança, Responsabilidade e Respeito”, “Criar e Inovar, e “Investigar e Pesquisar”.
Adotando uma lógica de complexidade crescente, as primeiras atividades foram destinadas à exploração do computador e à descoberta de novas formas de escrita, em formato digital. Nesta fase, todos os alunos, com o apoio das professoras e da equipa do projeto, deveriam ligar o computador, aceder à ferramenta ‘Bloco de Notas’ e escrever o seu nome, o nome da Escola, do Agrupamento e da professora.
Concluída esta primeira etapa, os alunos foram desafiados a escrever uma pequena produção de texto, utilizando corretamente os caracteres especiais do teclado, como acentos gráficos, sinais de pontuação e outros elementos. Essa atividade possibilitou que os alunos adquirissem maior agilidade na manipulação do teclado e no acesso a diversas aplicações disponíveis no ambiente de trabalho dos seus computadores, abrindo caminho para a próxima etapa: proceder à instalação do programa Intuitivo, necessário para a realização das Provas de Aferição.
Concluído este passo, as atividades seguintes foram dedicadas à realização das provas modelo digitais disponibilizadas pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), explorando os desafios e as diferentes tipologia de perguntas que lhes seriam colocadas como “escolha múltipla”, “arrastar e soltar” (imagens, pedaços de textos, frações), entre outras. No final, todos os alunos se sentiram preparados e confiantes para as provas finais e para dar continuidade ao desenvolvimento das suas competências digitais.