Loading

Publicações

Livro e artigos científicos

Costa, F., Cruz, E. & Sousa, E. (2024). Aprender Com Tecnologias, Inovar Práticas: O Projeto Escol@s Digitais. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Costa, F., Cruz, E., Sousa, E., Fradão, S. (no prelo). The Escol@s Digitais Project. An experience of working with technologies in Primary Education in Portugal. Kultura – Przemiany – Edukacja, (no prelo). https://journals.ur.edu.pl/kpe/

Sousa, E.; Cruz, E.; Costa, F. (no prelo). Digital Competences in European Basic Education Curricula: a document analysis. Revista Electrónica de Investigación Educativa. https://redie.uabc.mx/redie/index

Cruz, E.; Sousa, E.; Costa, F. (2023). Os professores como “curriculum designers”: atividades com tecnologias para o desenvolvimento das competências digitais dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Livro de Resumos do 11º Encontro do CIED – Produção de Conhecimento em Contexto. Escola Superior de Educação de Lisboa.

Sousa, E.; Cruz, E.; Costa, F. (2023). Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: procedimentos de refinamento e validação. Livro de Resumos do 11º Encontro do CIED – Produção de Conhecimento em Contexto. Escola Superior de Educação de Lisboa.

Cruz, E., Sousa, E., Brito, R., & Costa, F. (2023). Understanding the meaning of a digital school from the perspective of primary school teachers. Digital Education Review, 43, 172-184. https://doi.org/110.1344/der.2023.43.172-184

Sousa, E., Cruz, E., & Costa, F. (2023). Um percurso metodológico para a construção de um Dispositivo de apoio ao desenvolvimento e avaliação de competências digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS)https://www.brajets.com/v3/index.php/brajets/article/view/1121

Cruz, E., Sousa, E., Brito, R., & Costa, F. (2023). Práticas de recontextualização das Orientações Curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): Contributos do Projeto Escol@s Digitais. In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A.R. Faria (Eds). Espaços educativos – Políticas, práticas, atores e aprendizagens. Atas do XXX Colóquio AFIRSE 2023. Lisboa: AFIRSE Portugal.

Cruz, E., Sousa, E., Brito, R., & Costa, F. (2022). O que pensam os professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre a digitalização na escola? New Trends in Qualitative Research, 12, e608. https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e608

Sousa, E., Cruz, E., & Costa, F. (2022). Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológica. New Trends in Qualitative Research, 12, e608. https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e608

Costa, F., Cruz, E., Sousa, E. & Pereira, C. (2022). O desafio da transformação digital nas escolas: dimensões e indicadores de análise. In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A.R. Faria (Eds). A educação e os desafios da sociedade contemporânea – contributos da investigação. Atas do XXIX Colóquio AFIRSE. Lisboa: AFIRSE Portugal. 154-166.

Sousa, E., Cruz, E., & Costa, F. (2022). Competências digitais dos alunos em contexto escolar: o que diz a investigação? In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A.R. Faria (Eds). A educação e os desafios da sociedade contemporânea – contributos da investigação. Atas do XXIX Colóquio AFIRSE. Lisboa: AFIRSE Portugal. 677-691.

 

Trabalhos académicos

Martins, D. (em desenvolvimento). Experiências e perspetivas sobre a integração curricular das tecnologias digitais no âmbito do Projeto Escol@s Digitais: lições e recomendações para futuros desenvolvimentos. Dissertação de Mestrado em Educação e Formação. Especialidade em e-learning e formação a distância. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Almeida, S. (2024). Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Representações de Professores sobre a sua Prática Docente. Dissertação de Mestrado em Educação e Formação. Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Cardoso, A. S. (2024). Conceção e validação de uma Prova de Aferição de Competências Digitais dos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de investigação e desenvolvimento no âmbito do Projeto Escol@s Digitais. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Sousa, E. (2023). Um Dispositivo para o Desenvolvimento e a Avaliação de Competências Digitais de Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado em Educação, Especialidade em Inovação em Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/57415

Ribeiro, M. (2022). A integração de tecnologias digitais no currículo : a perspetiva de um conjunto de professores participantes no projeto Aprender Digital. Dissertação de Mestrado em Educação e Formação. Especialidade em e-learning e formação a distância. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/55577

 

Referencial

Sousa, E. (2023). Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.o CEB (v2). In E. Cruz & F. A. Costa (Coords.) Projeto Escol@s Digitais. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://escolasdigitais.ie.ulisboa.pt (Versão 2).

Cruz, E., Costa, F., Grilo, A., Cardoso, A., Bento, A., Duarte, C., Rodrigues, C., Marcelino, E., Sousa, E., Soares, I., Pires, M., Ferreira, M., Abreu, M.L., Gonçalves, M., Pereira, N., Balula, R., Gomes, S., Lisboa, S., & Peres, V. (2022). Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º CEB. Projeto Escol@s Digitais. (Versão 1).

 

Relatórios

Costa, F. (coord.) Sousa, E., Pereira, C., Cruz, E., Luís, L., & Almeida, S.(2023). Estudo de diagnóstico, execução e avaliação do Projeto Escol@s Digitais. Relatório global. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Fradão, S., Cruz, E., Pereira, C., & Sousa, E. (2023). Síntese descritiva dos resultados do Inquérito de Caracterização dos Alunos (ICA) do Projeto Escol@s Digitais, versão 2. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 10.13140/RG.2.2.17309.18403

Costa, F. A. (coord.), Cruz, E., Sousa, E., Pereira, C., Luís, L. & Almeida, S. (2023). Relatório de Execução correspondente à implementação no ano letivo 2022/2023 do Estudo de Diagnóstico, Execução e Avaliação do Projeto Escol@s Digitais. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Costa, F. (coord.), Sousa, E., Pereira, C., Cruz, E., Luís, L., & Almeida, S. (2022). Relatório de Execução correspondente à implementação no ano letivo 2021/2022 do Estudo de Diagnóstico, Execução e Avaliação do Projeto Escol@s Digitais. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Cruz, E., Costa, F. & Sousa, E. (2022) Síntese descritiva dos resultados do Inquérito de Caracterização dos Alunos (ICA) do Projeto Escol@s Digitais. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. DOI: 10.13140/RG.2.2.17309.18403

Costa, F. A. (coord.), Cruz, E., Pereira, C.,  Brito, R., & Sousa (2021). Relatório Inicial de Diagnóstico. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. https://www.researchgate.net/publication/354810880_Relatorio_Inicial_de_Diagnostico_Periodo_do_Projeto_Escols_Digitais_marco_a_julho_de_2021

 

Newsletters

Costa, F. A. (coord.), Cruz, E., & Sousa, E. (2022). Newsletter do Projeto Escol@s Digitais – Ano 1 de implementação (2021-22). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. DOI: 10.13140/RG.2.2.18966.63043

Costa, F. A. (coord.), Cruz, E., & Sousa, E. (2022). Newsletter do Projeto Escol@s Digitais – Ano 2 de implementação (1.º trimestre, 2022-23). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. DOI: 10.13140/RG.2.2.27639.70561

Costa, F. A. (coord.), Cruz, E., & Sousa, E. (2023). Newsletter do Projeto Escol@s Digitais – Ano 2 de implementação (2.º trimestre, 2022-23). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. https://heyzine.com/flip-book/cc005f908e.html

Costa, F. A. (coord.), Cruz, E., & Sousa, E. (2023). Newsletter do Projeto Escol@s Digitais – Ano 2 de implementação (Último trimestre, 2022-23). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. https://heyzine.com/flip-book/4a860827c8.html

 

Partilhar com...