Resultados do Inquérito aos Alunos

Resultados da 1ª aplicação do Inquérito de Caracterização dos Alunos (ICA)

No âmbito do eixo do Observatório Digital, no ano letivo 2021-22, deu-se início à construção e validação de um Inquérito de Caracterização dos Alunos (ICA) que frequentam o 1º CEB nas escolas do concelho da Amadora que fazem parte do Projeto Escol@s Digitais.

Inserido no conjunto de atividades que concorre para reforçar a integração sustentada das dinâmicas de ensino e aprendizagem com o digital, em sala de aula e nos contextos locais, este instrumento, ainda em fase de aprimoramento, foi desenvolvido com a pretensão de compreender como é que os alunos do 1.º CEB usam as tecnologias digitais, como se sentem quando usam o computador ou o tablet e o que pensam sobre o seu envolvimento escolar.

Os resultados da 1ª aplicação do ICA nos permitiram chegar a uma versão mais robusta do ICA com reaplicação prevista para janeiro de 2023. Na sequência, espera-se chegarmos à versão final do instrumento, o qual estará disponível para generalização nas escolas de 1.º CEB que assim o entenderem.

127 Downloads