A análise da evolução e do impacto na dinâmica escolar, quer ao nível das aprendizagens, quer ao nível da motivação e sucesso, realizar-se-á tendo como base as seguintes componentes da estratégia de intervenção delineada:
- Observatório Amadora Digital (diagnóstico e monitorização de um conjunto de dimensões definidas)
- Certificação Digital (reconhecimento e certificação de competências digitais)
- Aprender com Tecnologias (integração de tecnologias digitais no currículo e respetivo desenvolvimento profissional de professores)
—
Em termos práticos, a intervenção assenta nos pressupostos da metodologia de investigação-ação, em particular através de 4 pilares:
1. Monitorização
Assente no conhecimento da realidade local (através de Diagnóstico Inicial), o Projeto Escol@s Digitais é acompanhado de um sistema de avaliação formativa contínua sobre as condições, os processos e os resultados, permitindo tomar decisões sustentadas na base de um referencial multidimensional. Valorizando a partilha institucional de dados, pretende-se compilar e disponibilizar regularmente informação relevante sobre indicadores com potencial para refletir a dinâmica das mudanças e dos efeitos produzidos ao longo do tempo.
2. Contextualização
Enraizado no meio envolvente através de procedimentos regulares de auscultação aos diferentes membros da comunidade, o Projeto Escol@s Digitais recusa a reprodução de modelos e receitas prontas a consumir em contexto educativo. Neste sentido, aposta na construção coletiva do conhecimento através de estratégias que possibilitem articular um conjunto de ações «por medida» que têm em conta as singularidades e as características particulares dos contextos educativos.
3. Envolvimento
Comprometido com os princípios e a visão pelos quais se pauta a ação educativa, o Projeto Escol@s Digitais integra uma perspetiva de mudança que requer a adesão voluntária e participação ativa de todos os intervenientes no processo educativo. Este envolvimento emocional e motivacional de todos, além de condição imprescindível para favorecer a coerência e a continuidade da intervenção, é determinante para reforçar a criação de comunidades e redes de partilha de práticas.
4. Sustentabilidade
Perspetivando uma visão cada vez mais partilhada e sustentável da mudança em direção à transformação digital, o Projeto Escol@s Digitais aposta nas possibilidades de evolução, de aprendizagem e de autorregulação do sistema de atores envolvidos ao longo do processo. Nesse sentido, as mudanças são encaradas como a expressão de um compromisso coletivo e sustentável no tempo, que importará reconhecer e destacar através da identificação de boas práticas com potencial para assegurar a consolidação de dinâmicas de inovação com tecnologias, mesmo depois de o projeto chegar ao término do seu ciclo.